O roteiro

Definir o roteiro foi um dos momentos mais difíceis, porém o mais importante. É muito fácil definir todos os lugares que se quer ir, porém o complicado é abrir mão daqueles destinos que não se encaixam no roteiro principal.

Um exemplo de lugar do qual abri mão foram as savanas africanas, no qual seria possível fazer um Safari de 22 dias. Essa aventura, porém, iria aumentar muito o caminho a percorrer, além de acrescentar mais um ou dois trechos aéreos, o que encareceria demais o meu apertado orçamento.

Ao final de alguns dias pensando nisso, acabei fechando o seguinte roteiro preliminar:

Visualizar Viagem em um mapa maior

Legenda de linhas:
Azul - Trecho Aéreo
Laranja - Trecho Terrestre
Verde - Trecho Marítimo

Como vemos, a maior parte do roteiro será mesmo feita por terra. A ideia por trás dessa aparente loucura é a vontade de conhecer o mundo de fato. O avião é uma ótima maneira de se ir de um ponto a outro, porém, tira de nós a chance de conhecer o caminho percorrido.

Por fim, é importante ressaltar que este é um roteiro preliminar. Só presta a servir de referência nos momentos em que eu não souber para onde seguir.

O roteiro real está lançado à sorte, dependendo de muitos fatores além da minha vontade. Exemplo seriam as condições políticas, problemas com visto e, principalmente, depende do meu orçamento. Se o dinheiro acabar antes do esperado, a minha viagem terá o mesmo fim inesperado.

Os dados estão lançados.