As Auroras Boreais

18 de abril de 2012



Aurora Boreal é um evento cósmico que ocorre nas regiões polares que fazem das noites de inverno destas regiões parecerem mágicas.

O vídeo abaixo explica como e porque elas ocorrem:


Resumindo, as auroras ocorrem devido a influência do plasma oriundo das explosões solares com a alta atmosfera, ocorrem nos polos, pois é ali a parte mais fraca do escudo magnético da Terra.

É um evento surpreendentemente frequente, quando estive por lá, aconteceu quase todas as noites sem nuvem que tivemos, e este foi o problema, quase todos os dias foram nublados.

A primeira noite que eu as vi, era uma noite muito, muito fria, os termômetros marcavam -14°C. Mesmo com toda a roupa que eu tinha, não consegui aguentar por muito tempo. Ainda assim foi o suficiente para vê-las, magníficas e fantásticas.

Vejam no vídeo da National Geographic como elas são fantásticas:


Foi com essa expectativa que fui vê-las e tive uma pequena decepção, elas não são tão rápidas como aparecem no vídeo, elas na verdade são praticamente estáticas, mas como o vídeo é acelerado, parece que as luzes se movem muito rapidamente. Mas isso não tira a magia delas.

Na primeira foto que ia tirar ocorreu umas das mais fortes e magníficas que eu vi em todo o período em que estive na Noruega, porém o lugar era péssimo para fotos devido à todas aquelas luzes, corri para um lugar mais neutro, mas as luzes haviam se dissipado.


Em outro dia, na parte de trás da casa, valia pela paisagem toda.



As melhores fotos que consegui tirar foram na casa de campo do casal Larsen (que me hospedavam), o lugar era lindo, enfiado em um Fjord (braço de mar cercado por montanhas) e as fotos ficaram realmente impressionantes.




Essa não tem Aurora mas serve para mostrar como o lugar é lindo.

No total de 2 meses que fiquei em Sortland, só houve céu claro com Auroras por no máximo umas 4 noites, então, tomem cuidado ao planejar viagens com o objetivo de verem as Auroras, pode ser uma tremenda decepção.

Por fim, quando segui para a Suécia, já muitos quilômetros ao sul, não tinha mais esperanças de ver qualquer outra aurora e, para a minha surpresa, vi a mais forte, impressionante e fabulosa aurora, multicolorida em branco, vermelho e verde e movendo-se tão rápido que o movimento era perceptível. Infelizmente havia muita luz e eu não tinha um tripé para a minha câmera, essa ficou então só na memória.

0 comentários:

Postar um comentário